Tudo o que sentimos, seja positivo ou negativo, é controlado por hormônios e neurotransmissores.

Para quem não sabe, neurotransmissores são substâncias químicas naturais, responsáveis por transmitir informações do cérebro para o resto do corpo.

É por causa desse mecanismo que nós sentimos medo, alegria, tristeza, tranquilidade e outras sensações.

Quem consegue se controlar em situações adversas são pessoas com maior inteligência emocional.

Esta é uma incrível capacidade de manter o autocontrole e não permitir que notícias ruins destruam o nosso psicológico – e é sobre isso que falaremos neste post.

Afinal, é muito possível estimular os hormônios da felicidade quando desejamos.

Se você, por exemplo, praticar exercícios físicos, durante pelo menos 30 minutos diários, isso já será o suficiente para gozar de uma prazerosa satisfação.

As opções são várias: correr, caminhar, fazer ioga, dançar…

Tudo isso aumenta os hormônios da felicidade.

E tem mais!

Quando você come alimentos, como chocolate, nozes e sementes também consegue produzir alguns hormônios especiais para a alegria e o bem-estar, como:

1. Dopamina: ele é liberado quando sentimos prazer alcançando algum objetivo.

2. Oxitocina: é conhecido como hormônio do amor e está ligado à fidelidade, relação sexual e sensação de segurança.

3. Serotonina: aumenta junto com os sentimentos de dignidade.

4. Endorfina: aumenta a felicidade, ajuda no controle do estresse, reduz a fome...Ou seja, é uma resposta para proteger o corpo.

Separamos 11 formas de liberar esses hormônios no seu corpo:

1. Faça atividade física

Já mencionamos isso antes, mas entenda: a vida sedentária é a principal causa da depressão e tristeza.

Faça atividades que você gosta.

2. Compartilhe momentos com seus amigos

Abraçar as pessoas, confiar e sentir que é de confiança ajuda a aumentar a produção de oxitocina no corpo.

3. Tome banho de sol

Isso ativa a produção melatonina, que, por sua vez, ajuda a regular o sono e aumentar a serotonina.

4. Consuma alimentos especiais

Como já falamos, alguns alimentos apimentados, chocolate, nozes, sementes e carboidratos circulam em nosso organismo ativando hormônios que nos deixam felizes.

5. Faça aromaterapia

Os aromas também influenciam nosso estado de espírito, pois ajudam a criar uma atmosfera pacífica.

Escolha de preferência baunilha, coco, lavanda ou rosa, pois são universalmente conhecidos por promover sentimentos de segurança e conforto.

Há muitas velas aromáticas vendidas no mercado que podem ajudar.

6. Chore sem inibição

Chorar ou gritar quando sente a necessidade ajuda a liberar endorfina e logo seu corpo se estabiliza outra vez.

7. Faça massagens

Principalmente nos pés.

Isso porque a massagem diminui o estresse gerado pelo hormônio cortisol.

E, além disso, a massagem promove a produção de serotonina e dopamina.

8. Sorria

O cérebro não distingue a diferença entre a realidade e a imaginação.

Então sorria, mesmo quando não sentir vontade.

Esse movimento libera muitos hormônios do bem, dando uma sensação maravilhosa.

9. Ouça música

O poder do som é extraordinário.

Outro dia, até publicamos uma matéria sobre músicas capazes de ajudar no tratamento de câncer.

O que acontece é que a boa música vai liberar hormônios da felicidade e acabar com qualquer sensação de tristeza.

10. Aprenda novas habilidades

Aprender a dançar, cantar, desenhar ou fazer algum esporte novo vai estimular seu cérebro a encarar novos desafios, e isso é muito prazeroso.

11. Seja grato(a)

A gratidão estimula os bons hormônios e noz faz sentir em paz.

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

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