A vitamina D é extremamente importante para a nossa saúde.

Isso porque ela tem muitos benefícios, entre os quais fortalecer os músculos, o coração, os pulmões e a função cerebral.

Para desfrutar de suas propriedade, podemos investir no consumo de óleo de peixe, gema de ovo, grãos e suplementos.

No entanto, a principal fonte de vitamina D é o sol.

A exposição à luz solar tem uma grande vantagem: isso não gera a produção excessiva de vitamina D no corpo, porque ele se autorregula e produz apenas a quantidade que necessita.

Portanto, procure se expor ao sol frequentemente, mas de forma que não agrida a sua pele.

Nas estações mais chuvosas, quando há poucos dias de sol, você pode fazer uma suplementação de vitamina D.

De acordo com o dr. Michael Holick, professor de medicina, fisiologia e dermatologia do curso de medicina da Universidade de Boston, 2.000 UI por dia é o suficiente.
 
Alguns acham exagerado, pois o que se costuma recomendar é entre 200-600 UI por dia, mas o dr. Holick garante que 2.000 UI é totalmente seguro.

O ideal  é você conversar com seu médico ou nutricionista sobre isso.

Veja 12 problemas de saúde que podem se manifestar quando há a carência dessa vitamina:

1. Osteoporose:

Se os nossos ossos não receberem cálcio e vitamina D, eles enfraquecem.

A carência de vitamina D faz com que o corpo tente compensar e, assim, se esgota a reserva de cálcio.

Portanto, para evitar quedas e fraturas, consuma vitamina D.

2. Asma

A vitamina D ajuda a melhorar a asma porque é capaz de bloquear as proteínas que inflamam o pulmão.

Por outro lado, a ausência dessa vitamina causa limitações nas funções pulmonares.

3. Colesterol desregulado

A vitamina D ajuda a regular os níveis de colesterol no sangue.

Então, tenha o costume de pegar um solzinho brando no início da manhã ou no fim da tarde.

4. Alergias

A falta de vitamina D causa queda de imunidade.

Por isso é muito comum ver que pessoas com carência de vitamina com problemas de alergias quando consomem certos alimentos.

5. Infecção respiratória

Muitos estudos comprovam a ligação entre vitamina D e infecções respiratórias.

6. Depressão

Nosso cérebro também precisa de vitamina D.

Por isso, quando há deficiência dela, o cérebro começa a apresentar distúrbios.

Um desses pode ser a depressão.

7. Diabetes tipo 2

Essa vitamina ajuda o corpo a regular a glicose.

Por isso, há uma relação estreita entre a carência de vitamina D e a diabetes tipo 2.

8. Artrites reumatoide

Segundo os pesquisadores, mulheres com mais vitamina D apresentam menos chances de desenvolver reumatoide.

9. Saúde bucal

Pessoas com níveis baixos de vitamina D têm maior perda dentária do que aquelas que são bem abastecidas da vitamina.

10. Inflamação

Como dissemos antes, a ausência da vitamina causa queda de imunidade, por isso aumenta as chances de um corpo inflamado.

11. Problemas no coração

Se você não absorver vitamina D, estará aumentando o risco de hipertensão.

Além disso, também terá mais chances de morrer com alguma doença cardiovascular.

12. Câncer

Segundo uma pesquisa, mais de 75% das mulheres com câncer têm pouca reserva de vitamina D no corpo.

Já dá para entender que existe uma relação entre a vitamina e a doença, não é?

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

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