Os pés, apesar de sua importância, são normalmente esquecidos pelas pessoas.

Eles contribuem para a saúde de diferentes partes do corpo.
 
Ficar em pé ou caminhar de maneira errada pode causar ou agravar dores nos joelhos, costas e pescoço.
 
É muito importante cuidar dos pés, inclusive tendo especial atenção aos sapatos que você usa.
 
Felizmente, existem formas de exercitar os pés e ajudar para aliviar a dor de seu corpo
 
Aqui estão cinco exercícios que ajudarão você a se sentir melhor:
 
1. Como você sabe, é muito importante se aquecer antes de realizar qualquer exercício.
 
Então, antes do exercício aqueça os pés.
 
Apertar os dedos dos pés é uma ótima maneira de se aquecer e é muito simples.
 
Veja o que fazer: levante-se e dobre seus joelhos ligeiramente.
 
Em seguida, dobre os dedos e "pegue" o chão com eles, segurando por três segundos.
 
Execute uma série de dez repetições, três vezes por dia.
 
2. Você vai precisar ficar na ponta dos pés, mas não tem que ser uma bailarina para fazer este exercício.
 
A caminhada com a ponta dos pés ajudará a fortalecer os músculos dos dedos dos pés, bem como os ligamentos e os músculos.
 
Para realizar o exercício, tudo o que você deve fazer é ficar na ponta dos pés e andar para a frente por 20 segundos.
 
Depois de ter concluído essa caminhada, descansar por 10-15 segundos.
 
Repita este exercício mais cinco vezes.


 
3. Se seus tornozelos estão rígidos, você pode ter dor nas costas, quadris e joelhos.
 
E, pelo mesmo motivo, outras partes do corpo podem sofrer com dores musculares e articulares.
 
Enfim, a mobilidade e a flexibilidade do tornozelo são extremamente importantes.
 
Para exercitar os tornozelos, deite-se com as costão no chão e estenda uma perna sobre a cabeça, de forma que você consiga segurar o tornozelo com as mãos.

Em seguida, gire o tornozelo da perna estendida em sentido horário por dez vezes.
 
Alterne as pernas e faça dez séries em cada uma delas.

4. Em pé, abra seus pés na largura do quadril.
 
Dobre os joelhos levemente e incline o tronco em um ângulo de 45° em relação ao solo.
 
Sem sair desta posição, levante os calcanhares.
 
Mantenha a posição por 20 segundos.
 
Apoie toda a planta dos pés no solo e encolha os dedos como se quisesse agarrar o chão.
 
Volte para a posição inicial, relaxe o corpo e repita mais duas vezes este exercício.
 
5. Para fazer este último exercício, você tem que segurar um lápis (ou caneta) com os dedos dos pés.
 
Parece simples?
 
É simples mesmo!
 
Fique diante do lápis e use os dedos pés para agarrar e levantá-lo do solo.
 
Mantenha esta posição durante dez segundos e em seguida solte o lápis.
 
Faça cinco vezes em cada pé.
 
Esses exercícios, se feitos corretamente, vão ajudar a aliviar a dor nos joelhos ou na coluna.
 
Mas antes é bom conversar com seu médico ou fisioterapeuta sobre eles.

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