Estrogênio é o hormônio feminino dominante e é o grande responsável pelo desenvolvimento das características femininas.
 
Além disso, prepara o corpo para a ovulação.

Mas o estrogênio em excesso é muito prejudicial.
 
E, infelizmente, excesso de estrogênio é algo muito comum nos dias atuais.

Segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos últimos dez anos o número de filhos das mulheres brasileiras baixou de 2,38 para 1,86.
 
Ou seja, atualmente as mulheres têm atrasado o projeto de ser mãe.
 
Muitas optam por não ter filhos ou engravidam tardiamente.
 
Todos esses fatores somados levam a uma maior exposição ao estrogênio.
 
Mas há outros fatores para esse acúmulo de estrogênio entre as mulheres:
 
- Estresse
 
- Cafeína
 
- Pílulas anticoncepcionais
 
- Terapia de reposição hormonal
 
- Produtos de limpeza, plástico,  cosméticos e protetores solares
 
O resultado deste grave problema de saúde é:
 
- Ansiedade
 
- Ganho de peso
 
- TPM
 
- Sensibilidade nos seios
 
- Espinhas
 
- Fadiga
 
- Problemas mentais
 
- Queda de cabelo
 
Quando há uma carga altíssima do hormônio, as consequências podem ser ainda piores:

- Infertilidade
 
- Aborto espotâneo
 
- Miomas uterinos
 
- Endometriose
 
- Desenvolvimentos de alguns cânceres (especialmente o de mama)
 
- Diminuição do desejo sexual
 
- Períodos menstruais irregulares
 
- Inchaço (retenção de líquido)
 
- Dores de cabeça (especialmente na TPM)

- Mudanças de humor (na maioria das vezes irritabilidade e depressão)
 
- Mãos e pés frios (um sintoma de disfunção da tireoide)
 
- Perda de cabelo
 
- Disfunção da tireoide
 
- Metabolismo lento
 
- Fadiga
 
- Insônia
 
Desintoxicar o estrogênio pode ser feito simplesmente por uma dieta saudável, que visa melhorar seu metabolismo e regular sua ação nas células.


 
Para tanto, os alimentos mais recomendados são:
 
1. Vegetais crucíferos: pode apostar no repolho, couve-flor, brócolis, couve-de-bruxelas, espinafre e outras folhas verdes ricas em nutrientes, como indole-3-carbinol.
 
Ele é responsável pela eliminação de excesso de estrogênios no fígado.
 
Se  você consumir pelo menos de 3-4 porções destes vegetais por semana, já estará fazendo um grande bem à saúde.
 
2. Alecrim: quando adicionado a carnes, regula os níveis de estrogênio.
 
Este tempero tem grandes propriedades antioxidantes.
 
Além de tudo, o alecrim age em outros problemas, como:
 
- Falta de memória
 
- Falta de humor
 
- Problemas na tireoide
 
- Excesso de peso
 
- Metabolismo ruim
 
- Falta de energia
 
3. Linhaça: se você consumir de 2-4 colheres (sopa) de linhaça diariamente, com certeza estará promovendo o metabolismo adequado para um estrogênio saudável.
 
A linhaça controla a quantidade de estrogênio e isso favorece para tratar de vários problemas da saúde feminina.
 
Ela é rica em ômega 3 e fibras
 
Por isso é um ótimo remédio alternativo para cuidar de inflamações e prisão de ventre.
 
A linhaça é absorvida melhor quando triturada na hora de consumi-la.
 
Portanto, compre as sementes, e não a farinha, que já deve estar rançosa na prateleira do supermercado.
 
4. Salmão e outros peixes gordos, como sardinha: eles contêm ômega3,  que é um óleo anti-inflamatório importante.
 
Este tipo de alimento é muito eficaz em  doenças cardiovasculares e problemas mentais, como depressão e ansiedade.
 
E é ótimo para aumentar os "bons" estrogênios do corpo.
 
Consuma de 2-3 porções de peixes gordurosos por semana, ou um óleo de peixe de qualidade.
 
5. Ácido fólico: é responsável pela conversão de estrogênio "ruim" para uma forma muito mais saudável,  que diminui o risco de certos tipos de câncer.
 
São boas fontes deste nutriente as folhas verdes escuras.
 
6. Açafrão-da-terra (cúrcuma): contém curcumina, um antioxidante que, entre muitas virtudes, regula a produção de estrogênio.

7. Amora: É uma poderosa reguladora dos hormônios femininos.

Como preparar o chá de amora:

INGREDIENTES
 
1 litro de água
 
3 a 5 folhas de amora (vende-se em lojas de produtos naturais)
 
MODO DE PREPARO
 
Ferva a água.
 
Assim que ferver, acrescente as folhas de amora, desligue o fogo e tampe a panela.
 
Beba quatro xícaras por dia, nos intervalos das refeições.

Afora isso, é muito importante praticar atividade física, melhor ainda se for ao ar livre, para receber de presente do sol a vitamina D.

Consumir muita água pura e de boa qualidade - no mínimo dois litros - também é essencial.
 
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