Você já ouviu falar em "Whatsappite"?
 
Trata-se de uma doença supernova provocada pelo uso constante do Whatsapp ou outros aplicativos de celular que exigem o movimento exagerado dos dedos.
 
Os principais sintomas são dores , inchaço e dormência nas mãos, no pulso e nos dedos.
 
Demorou um pouco, até para os pacientes, a associação entre o incômodo e os movimentos repetidos feitos constantemente pelos usuários dessas redes sociais via aparelhos móveis.
 
Muitos médicos pensavam que o problema era causado por lesões domésticas ou algum esporte.
 
Até que a dra. Rosa Maria Lorca, chefe de Medicina Física e Reabilitação, do Hospital Universitário HM Torrelondones, em Madri, não hesitou em mostrar os malefícios causados pelo uso excessivo dos aplicativos:
 
1. Provoca "whatsappite"
 
2. Inibe o poder de concentração
 
3. Diminui o contato afetivo com a família e amigos
 
 
É preciso entender que há vários problemas de saúde que podem surgir a partir do momento que o pulso, os dedos. as costas e até o pescoço são afetados pelo "whatsappite".
 
Uma maneira de diminuir o risco de whatsappite, por exemplo, é alternar os dedos na hora de digitar ou, se possível, usar um lápis para dispositivos móveis.
 
Como já dissemos anteriormente, não são apenas as mãos que sofrem com o mal, mas a região lombar também.
 
O uso prolongado e abusivo de telefones celulares para teclar pode gerar tensão muscular, inclusive contraturas, na área que vai do pescoço até a região dorsal.
 
Por isso, o problema é tão sério.
 
Quem quer sentir dores agudas enquanto está penteando o cabelo ou realizando algumas atividades básicas do dia a dia?
 
Ninguém, certamente!
 
E o pior é que não é improvável que esse tipo de lesão termine virando caso de cirurgia - o que é um verdadeiro drama.
 
A cirurgia exige que o paciente tenha um tempo de reabilitação, com fisioterapia, analgésicos e anti-inflamatórios.
 
Tome as seguintes precauções para não sofrer deste mal:
 
- Faça alongamentos frequentemente quando estiver teclando no celular, esticando e alinhando as costas.
 
- Inspire profundamente, colocando a coluna reta e inflando o peito para a frente.
 
Ao expirar, tente manter a coluna na mesma posição.
 
Faça este procedimento várias vezes.
 
Caso você sinta uma dor no meio das costas, é um sinal de que sua coluna está acostumada a uma posição ruim.
 
- Leve o celular até o rosto sem dobrar a coluna para se aproximar da tela.
 
- Procure exercitar os dedos e o punho, para melhorar a circulação das mãos, distribuindo sangue e oxigênio em a toda área.
 
Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.
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