Você sabe o que é e o que faz uma vesícula biliar?

O órgão em forma de pêra, que fica pendurado no fígado e no pâncreas, atua como uma instalação de armazenamento para a bile, liberando-a nos intestinos regularmente para ajudar o corpo a digerir as gorduras.
 
Muita gente nem imagina, mas uma vesícula biliar defeituosa pode causar sérios problemas - geralmente, na forma de cálculos biliares, também conhecidos como pedra na vesícula.

Os cálculos biliares são a formação de cálculos no interior da vesícula biliar (em 90% dos casos) ou dos dutos biliares (dentro e fora do fígado).

A bile é formada por três componentes básicos: bilirrubina, sais biliares e colesterol.

Funciona assim: a bile que você armazena na sua vesícula biliar (e depois vai para o intestino) é composta de substâncias gordurosas, como o colesterol.

Quando quantidades excessivas de gordura estão presentes, formam-se cristais.
 
Com o tempo, esses cristais podem se aglomerar e se transformar em pedras de diferentes tamanhos, podendo variar entre o tamanho de um único grão de areia ao tamanho de uma bola de golfe.

O mais complicado é que a maioria das pessoas com cálculos biliares tem “pedras silenciosas”, o que significa que elas simplesmente não apresentam sintomas.

Mas não é sempre assim.

Algumas pessoas que têm cálculos biliares sentem dores agudas.

Os principais sintomas podem variar em frequência e gravidade.

O tratamento mais comum é a cirurgia para remover a vesícula biliar.

Veja os principais sinais de cálculo biliar:

1. Dor abdominal

Dor abdominal que vem e vai (especialmente depois de refeições gordurosas) é o principal sintoma.

A dor também pode irradiar para as costas e ombro direito.

2. Náusea e vômito

Se a pedra fica presa em um dos dutos que mantêm as enzimas digestivas fluindo - causando inflamação, inchaço e piora da dor -, náuseas e vômitos tendem a aparecer.

Se você sentir náuseas e vômitos inexplicáveis, ou frequentemente se sentir doente depois de comer, vale a pena conversar com o seu médico.

CURA PELA NATUREZA - LEIA AQUI AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

3. Azia

Porque muitos sintomas do cálculo biliar imitam o da indigestão - azia, refluxo ácido, cólicas - é fácil ignorar os sinais.

Mas se esses sintomas ocorrerem repetidamente após as refeições, pode ser um sinal de que um cálculo biliar bloqueia a saída da vesícula biliar.

4. Icterícia

Se um cálculo biliar bloquear o duto biliar, que é o caminho que a vesícula biliar usa para enviar a bile para o intestino delgado, todo o sistema trava.

Esse acúmulo aumenta a concentração de bilirrubina na vesícula biliar - uma substância amarelada que normalmente é processada pelo fígado e se transforma em bile.

Como consequência, pele e olhos ficam amarelados.

5. Urina escura e fezes claras

Se você tiver urina escura (apesar de estar hidratado) e fezes de cor clara, isso pode ser um sinal de um bloqueio no duto biliar.

6. Febre, calafrios e taquicardia

Febre, calafrios e taquicardia - especialmente combinados com dores abdominais que simplesmente não param - podem significar que o fluxo da vesícula biliar está completamente bloqueado e causou uma infecção.

As infecções podem se tornar fatais se forem ignoradas, por isso é muito importante procurar atendimento médico imediato se você suspeitar que a sua vesícula biliar é a culpada.

Este blog de notícias sobre tratamentos naturais não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

TV Cura pela Natureza - assista agora




Imagens vistas recentemente

Entre em contato

Queremos receber sua opinião

Se você tem uma crítica, sugestão ou quer nos indicar uma receita/tratamento caseiro, entre em contato conosco

curapelanaturezablog@gmail.com

Continue conectado

Esclarecimento

Este blog tem a finalidade de ajudar, mas não substitui o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.